UOL - O melhor conteúdo EMAIL ASSINE O GAZETA

A alegria do “Natal Luz”: A cidade de Gramado, na serra gaúcha, se ilumina todos os anos para celebrar o Natal


19 de novembro de 2019 l Atualizada em - 19 de novembro de 2019 às 11:44

“Illumination” é o espetáculo que acontece no Lago Joaquina Bier. Na voz de Cid Moreira, é narrada a história da criação, com ênfase ao nascimento de Jesus / Cleiton Thiele-Serra Press

Desde o dia 24 de outubro o Natal está acontecendo na cidade de Gramado, que fica na serra gaúcha. Este ano é 34ª edição da festa, chamada “Natal Luz”, que vai até o dia 12 de janeiro de 2020. Trata-se de um dos maiores e bem organizados eventos sobre o tema e anualmente reúne milhares de pessoas, moradoras na cidade, e principalmente turistas de todo Brasil que buscam conhecer um pouco mais sobre as tradições natalinas. O clima da cidade de Gramado ajuda o visitante a se sentir “um pouco” na Europa.

Final de ano – Natal e Ano Novo – é sempre tempo de celebrar a esperança, deixar de lado o pessimismo e acreditar que tudo pode ser melhor. E nada melhor do que renovar as energias passando alguns dias curtindo os feriados de final de ano em clima de Europa. Uma boa opção para aumentar o seu passeio, é hospedar-se nas cidades vizinhas a Gramado, visitar os arredores durante o dia e, à noite, divertir-se com as atrações natalinas em Gramado.

Papai Noel mora num vilarejo ao pé das montanhas, cercadas de pinheiros. De repente, chega um pacote endereçado ao Bom Velhinho que tira os morados da rotina. Esse é o tema do espetáculo musical “A Lenda do Bosque de Natal” / Cleiton Thiele-Serra Press

A primeira edição do Natal Luz aconteceu há trinta e quatro anos e, desde então, a cidade vem aprimorando a festa que se transformou em espetáculo.

Tem programação para todos os dias da semana. A festa começa com o show de acendimento das luzes. Todos os dias, às 20 horas, tudo para e o público se une em pensamento positivo para gerar a energia necessária para o funcionamento da usina de força pilotada por funcionários mágicos e é o próprio Papai Noel quem aciona as luzes e toda a cidade de acende num grandioso espetáculo.

Neste ano, no Lago Joaquina Rita Bier é encenado “Illumination”, um espetáculo narrado por Cid Moreira que conta a história da criação do mundo, com imagens projetas em telas de água; especial ênfase é dada ao nascimento de Jesus, com emocionante concerto, espetáculo com bailarinos e show pirotécnico. Lembrando que este espetáculo será encenado somente durante o mês de dezembro.

O “Desfile de Natal” é uma das mais tradicionais atrações do “Natal Luz”. E a estrela principal sempre é o Bom Velhinho / Cleiton Thiele-Serra Press

No Expogramado acontece o “Lenda do Bosque de Natal”. É um espetáculo musical que conta a história do vilarejo onde mora Papai Noel e seus vizinhos. Um dia, todos são surpreendidos com uma encomenda endereçada a Papai Noel e que poderá mudar toda a história do Natal.

Um dos momentos mais esperados é o Grande Desfile de Natal que a cada ano encanta todos os visitantes da festa que acontece em todos os cantos da cidade.

Às sextas, sábados e domingos, a programação começa às 16 horas com a “Parada de Natal”, nos demais dias da semana, o início é às 20 horas, com o “Show de Acendimento”.

Outra atração da cidade é a Rua Coberta normalmente é muito visitada pelos turistas, mas nessa época do ano torna-se ainda mais atrativa por causa dos shows de música, dança e teatro que acontece todos os dias.

A “Parada de Natal” acontece de quinta a domingo, sempre às 16 horas; percorre a Avenida Borges de Medeiros com um espetáculo composto por mais de 40 integrantes, entre músicos e outros artistas / Cleiton Thiele-Serra Press

Para quem decidiu viajar até Gramado, chegando lá a melhor maneira é seguir o roteiro informativo de todos os shows e locais onde eles acontecem. No entanto, se não quiser conferir os shows, as ruas do centro da cidade já constituem um espetáculo a céu aberto, com sua maravilhosa decoração.

E o que dizer da culinária local? Todos os pratos são inspirados principalmente na cozinha alemã e italiana. E não deixe de provar o chocolate que tem em Gramado.

O “Tannenbaumfest” reúne os moradores de Gramado para juntos enfeitarem os pinheirinhos que decoram a Avenida Borges de Medeiros e imediações / Cleiton Thiele-Serra Press

Além do artesanato produzido por artistas locais, Gramado oferece uma infinidade de lojas com artigos alusivos ao Natal, com muitos enfeites e souvenires. Imperdível ainda é uma visita às lojas que vendem relógios cucos e carrilhões, localizadas na Avenida Borges de Medeiros.

Outro ponto que deve ser visitado é a Casa do Colono, que fica na Avenida Borges de Medeiros. Ali pode ser encontrado o melhor da culinária típica daquela região, entre geleias, bolos, pães e cucas confeccionadas na hora, em fornos à lenha instalados naquele local. Imperdível.

A “Trupe de Natal” tem seis personagens e é itinerante. Juntos eles contam a história do Natal e despertam a poesia e a reflexão sobre o significado da data / Cleiton Thiele-Serra Press

Faça as malas e programe a sua viagem. Vá curtir o final de ano em Gramado!

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade