UOL - O melhor conteúdo EMAIL ASSINE O GAZETA

Amigas Run conquistam segundo lugar no Desafio 28 Praias Maratona de Revezamento Costa Norte


27 de setembro de 2019 l Atualizada em - 27 de setembro de 2019 às 14:05

O grupo Amigas Run, da cidade de Araçariguama, conquistou neste último sábado, 21, em Ubatuba, o segundo lugar no “Desafio 28 Praias Costa Norte”, a corrida de trail mais procurada dessa modalidade . O evento é um desafio que conta com percursos de até 42 km para correr solo ou em revezamento, com subidas e trilhas com uma organização impecável.  O quintento da cidade foi representado por Ninha Andrade (39), Luciane Alves (34), Edi Alves (44), Cris Silvestre (43) e Shirley Gomes (40).

O grupo, que já participa de algumas corridas pelo Estado de São Paulo, começou a prática da corrida em 2016, com 2 amigas e, com o passar do tempo, o grupo cresceu, apesar de ainda ser difícil conciliar os horários de todas.   A idéia de participar do Desafio surgiu durante os treinos e foi confirmada com um convite do “Paquitas que Correm Oficial” para as representarem, além de alguns apoiadores, uma empresa de isotônico e uma empresa de barrinhas de proteína.

Por ser uma prova que apresenta elevado grau de dificuldade, o grupo passou por um treinamento intenso de 6 meses, com muitas subidas e pesquisas sobre métodos de treinamento, alimentação e o percurso da prova.  Tudo para estar  bem preparado, tanto física como mentalmente, mudando um pouco a rotina até então, que é de treinos regulares de corrida de 3 ou 4 x na semana e treinos de funcional, 2 x na semana, com durações baseadas na kilometragem desejada, desde 30-40 min à 1 hora.

Ninha Andrade nos conta que a experiência do Desafio 28 Praias foi a primeira participação do grupo como quintento e foi bem marcante. “Foi inesquecível. Torcendo para que a amiga terminasse bem seu percurso . É muita vibração, um sentimento único.  Estamos em êxtase até hoje com esse sentimento de união” , finalizou .

E não para por aí.  A cidade também foi representada pela equipe masculina, formada por Eduardo Nunes (41) e Fernando Gomes (42),  que conquistaram o terceiro lugar no revezamento de 42 km.  São eles esposos de Ninha e Shirley, respectivamente.

Por ser um exercício aeróbico, a prática da corrida pode melhorar significadamente a condição física e mental. Reduz o stress, melhora a saúde do coração e alivia sintomas de depressão também.  Neurocientistas estão descobrindo que o exercício influencia no modo como pensamos e sentimos, aguçando nossa destreza e foco, irradiando mais humor.

Imagina então correr com amigos? Deve ser muito melhor.  É como se você pudesse contar com alguém, que está ali, te ajudando, inspirando e motivando.  A amizade dentro do circuito da corrida acaba virando uma conexão humana, onde amizades são cultivadas num ambiente equilibrado, positivo e saudável.

Para quem se inspirou e tem o desejo de entender mais um pouco sobre a corrida, Ninha dá algumas dicas: ” Primeiramente procure orientação médica e um profissional da área nutricional.  Tenha disposição e não queira resultados imediatos.   Ter um tênis específico para corrida, muitas vezes, evita lesões.  Meias de poliester também ajudam para  que o atrito não cause bolhas nos pés.  Uma roupa confortável é outro fator que o ajuda a manter a  boa postura na prática do exercício.   Já sobre acessórios eletrônicos ela complementa : É legal para você conferir o seu rendimento , mas não necessariamente uma regra, hoje em dia há vários aplicativos gratuitos que ajudam muito” .

Ninha finaliza deixando uma mensagem a todos que têm vontade de iniciar hábitos mais saudáveis em suas rotinas: ” Primeiramente a pessoa tem que ter foco como em todas as áreas da vida.  Você só consegue alcançar os objetivos com  muita constância.  Correr não é fácil , mas é para todos, desde que tenham  orientação de um médico e um profissional da área.  Somos a nossa própria motivação.  Temos um grupo do WhatsApp e nesse grupo nos motivamos diariamente, postando alimentação, treinos e sempre dando uma palavra de apoio .

O objetivo é sempre continuar com uma vida saudável .  A corrida para muitos se torna uma terapia. O sentimento de satisfação, de dever cumprido.    A recompensa é saber que você pode conseguir realizar uma prova, basta ter força de vontade.

A Gazeta de Araçariguama deseja sorte e muitas conquistas para o grupo Amigas Run.


Tatiana Munhoz

Publicidade

Um comentários

  1. Luciene Antonia de santana

    28 de setembro de 2019 at 14:12

    Parabéns meninas pela conquista👏👏👏👏
    Taty parabéns pelo artigo delícia de ler 😍😍😍😍

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade