UOL - O melhor conteúdo EMAIL ASSINE O GAZETA

Carnaval da Ilha da Madeira pode ser uma ótima opção


28 de janeiro de 2020 l Atualizada em - 28 de janeiro de 2020 às 10:47

Com uma agenda completa de atrações, o Carnaval da Ilha da Madeira possui como principal atração o desfile de carros alegóricos, que reúne milhares de foliões / GB Imagem

Considerado o melhor destino insular do mundo, o Arquipélago da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.

E para quem não quer ficar fora da folia e quer conhecer o Carnaval de Portugal, a dica é arrumar as malas e correr para a “terrinha”. Uma das festas mais coloridas e animadas realizadas na Ilha da Madeira está chegando. O Carnaval madeirense neste ano acontece entre 19 de fevereiro e 1º de março e, mais uma vez, irá enfeitar a ilha com muito brilho, plumas e cores.

Todos os anos, muitos visitantes desembarcam na Ilha da Madeira para conferir a agenda completa de celebrações que misturam as tradicionais máscaras e fantasias com as influências carnavalescas de todo o mundo, incluindo o samba do Brasil / GB Imagem

Todos os anos, muitos visitantes desembarcam no destino para conferir a agenda completa de celebrações que misturam as tradicionais máscaras e fantasias com as influências carnavalescas de todo o mundo, incluindo o samba do Brasil. Confira cinco motivos para não perder esse espetáculo.

Apesar de incluir influências da comemoração brasileira, como o samba, é muito provável que imigrantes madeirenses que chegaram em terras tupiniquins no Século XVI tenham contribuído com suas tradições e costumes para o Carnaval brasileiro, uma das maiores festas culturais do mundo e que foi criada durante o período de colonização.

Na terça-feira de Carnaval o Cortejo Trapalhão toma conta das principais ruas e, semelhantes aos bloquinhos brasileiros, é aberto para qualquer participante. A comemoração também inclui a criançada na programação / GB Imagem

Com uma agenda completa de atrações em Funchal, capital da Ilha da Madeira, cada dia possui um tema diferente. No primeiro sábado, dia 22, a principal atração do Carnaval da Madeira é o desfile de carros alegóricos, que reúne milhares de foliões na Avenida do Mar e nas Comunidades Madeirenses. Entre veículos multicoloridos, passistas e bailarinos fantasiados fazem coreografias e dançam ritmos contagiantes. Na segunda-feira, dia 24, celebra-se a “Noite dos Hippies”, que convida os participantes a se fantasiarem com roupas e máscaras alusivas ao tema. Já na terça-feira, dia 25, o Cortejo Trapalhão toma conta das principais ruas e, semelhantes aos bloquinhos brasileiros, é aberto para qualquer participante.

A comemoração também inclui a criançada na programação. Na primeira sexta-feira, dia 21, acontece o desfile das crianças, provenientes de diferentes escolas do Funchal. Os pequenos foliões utilizam máscaras confeccionadas por eles mesmos, além de fantasias de vários tipos, resultando em um cortejo cheio de ternura e criatividade.

Além do Carnaval, o turista poderá aproveitar todas as atrações do destino, como uma excelente oferta hoteleira, em maioria cinco estrelas, a saborosa gastronomia e as vistas impressionantes, perfeitas para admirar as belezas naturais e relaxar após os dias intensos de folia / GB Imagem

Todos os desfiles de rua da programação do Carnaval são abertos ao público e convidam visitantes e locais a desfrutarem de uma festa multicolorida e se divertirem aos ritmos contagiantes.

A ilha portuguesa é considerada o “Melhor Destino Insular do Mundo”, escolhida pela quinta vez consecutiva com o título dado pelo World Travel Awards. A Ilha da Madeira reserva experiências enriquecedoras a qualquer viajante. Por isso, além do Carnaval, o turista poderá aproveitar todas as atrações do destino, como uma excelente oferta hoteleira, em maioria cinco estrelas, a saborosa gastronomia e as vistas impressionantes, perfeitas para admirar as belezas naturais e relaxar após os dias intensos de folia.

Não deixe de conhecer a Ponta de São Lourenço, uma reserva natural na Ilha da Madeira com vistas panorâmicas do Oceano Atlântico e de espetaculares formações rochosas / GB Imagem

Um dos destaques é o famoso bordado, sinônimo de requinte e bom gosto. Na Ilha da Madeira existem várias lojas com suas vitrines lotadas de bordados.

Não deixe de conhecer a Ponta de São Lourenço, uma reserva natural na Ilha da Madeira com vistas panorâmicas do Oceano Atlântico e de espetaculares formações rochosas; é uma paisagem única muito diferente do resto da ilha.

Funchal, a capital da Ilha da Madeira está recheada de monumentos, praças e ruas históricas; tem ainda jardins encantadores, vilas pitorescas, grutas vulcânicas impressionantes e uma charmosa orla costeira com praias naturais e vistas magníficas, definitivamente um local inesquecível.

A Ilha da Madeira é uma mistura de história, modernidade e riquezas naturais. Tudo na medida certa. O artesanato local é conhecido no mundo inteiro, assim como o vinho produzido por lá.

Já a Ilha de Porto Santo é considerada um paraíso por aqueles que lá passaram.

As areias são douradas e contrastam com o azul-turquesa do mar. Com certeza uma visita imperdível.

Se você quer conhecer um Carnaval diferente e aproveitar as maravilhas de Portugal, então seu destino, com certeza, é a Ilha da Madeira.

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade