UOL - O melhor conteúdo EMAIL ASSINE O GAZETA

E vem chegando o verão!


26 de novembro de 2019 l Atualizada em - 26 de novembro de 2019 às 11:04

Para aproveitar tudo de bom que o verão traz, nada melhor do que cuidar da pele. É fundamental usar protetor solar e cremes hidratantes após a exposição ao sol / GB Imagem

Verão está chegando. Tempo de férias, roupas e calçados leves. Com isso a pele fica mais exposta ao sol, à poeira e à poluição. A pele pode ser muito castigada se alguns cuidados básicos não forem observados. Hidratar bem o corpo é o primeiro passo. Depois entra em cena os cosméticos que protegem contra os raios nocivos do sol e os hidratantes, para o rosto, para o corpo e para os pés. Sim, específicos para os pés, que normalmente ficam esquecidos.

Confira algumas dicas para garantir a saúde dos pés na época mais quente. Os especialistas alertam que andar descalço, principalmente em ambientes com areia seca, pode acabar com a saúde dos pés. O maior perigo é a Tungíase, doença popularmente conhecida como Bicho de Pé. Trata-se de uma parasitose causada por fêmeas de uma espécie de pulga, a Tunga penetrans, que vive em zonas arenosas. O bicho de pé pode ser removido facilmente, desde que realizada por profissionais. Mas atenção aos sintomas porque a lesão causada pela penetração da pulga pode servir como porta de entrada para outras doenças, como infecções e até tétano, se o tratamento não for feito corretamente ou se demorar muito para tratar.

É importante também prestar atenção aos sintomas: a lesão causada pela Tungíase é visível e é possível perceber uma pequena pápula marrom escura com um círculo claro ao seu redor. O problema também pode causar dor ou coceira, portanto, ao notar tais incômodos, é necessário procurar um podólogo o mais rápido possível.

Em locais com areia, use sandálias e chinelos; se for o caso de caminhar na areia da praia, a recomendação é optar por estar mais próximo do mar, pois a água leva os microorganismos, diminuindo os riscos de contaminação; não leve animais domésticos à praia, pois as fezes podem conter parasitas; redobre os cuidados com as crianças, já que as brincadeiras na areia envolvem outras partes do corpo, como mãos, braços e pernas. Use cangas ou toalhas para evitar o contato direto com o solo arenoso.

Verão, tempo de sol! Os raios solares são fontes de Vitamina D que são essenciais para a saúde. Mas, é preciso ter cuidado porque os mesmos raios solares podem fazer muito mal a pele. Use e abuse do sol na parte da manhã, até às 10 horas, e à tardinha, após as 16 horas / GB Imagem

E falando da pele, uma boa hidratação diária da pele auxilia na manutenção do viço e da beleza, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Mas atenção! É importante o uso do produto adequado a cada tipo de pele que deve ser indicado por seu dermatologista.

Tanto a pele do corpo quanto a do rosto necessitam de hidratação que deve ser específica para cada área. As peles secas necessitam de uma maior emoliência, porém, já as peles oleosas podem contar com a ajuda dos produtos oil-free, a base de água, que hidratam sem engordurar. Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água.

E aqui nenhuma novidade! Precisa usar protetor solar no corpo todo, inclusive no peito do pé. Para o rosto, prefira os específicos para esta área do corpo e que seja adequado ao tipo de pele. Os efeitos nocivos dos raios do sol provocam câncer e pele, envelhecimento precoce e queimadura solar, e ainda provocam sardas, pintas e manchas. Ao sair ao ar livre, procure ficar na sombra, principalmente no horário entre 10 e 16 horas, quando a radiação UVB é mais intensa. Use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. Cobra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. Óculos escuros também complementam as estratégias de proteção. E aproveite o verão!

 

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade