EMAIL ASSINE O GAZETA

Existe a juventude eterna?


5 de maio de 2020 l Atualizada em - 5 de maio de 2020 às 11:39

Buscar sempre a calma, o bom senso e a serenidade é o melhor caminho para enfrentar o dia-a-dia. E a vida deveria ser assim mesmo: um dia de cada vez. Este pode ser um caminho preservar a saúde e consequentemente a juventude também / GB Imagem

A Humanidade sempre perseguirá a “eterna juventude”, quer seja unicamente para conservar a boa aparência ou para adiar a velhice e aumentar o “prazo de validade” do corpo, adiando o quanto puder a morte.

Esse ideal tem sido perseguido ao longo da história humana e, neste sentido, um dos maiores exemplos é a eterna Cleópatra, a rainha egípcia que se tornou símbolo dessa busca. Relatos dão conta de que ela usou vários artifícios, entre eles o de deixar-se mergulhar em banheira cheia de leite de cabra, o que supostamente lhe garantia pele sedosa e macia em todo o corpo.

E mais, segundo documentos antigos, a vaidade sempre acompanhou a existência humana, maquiagem e perfumes já foram símbolo de poder e riqueza.

E o assunto foi sendo aperfeiçoado ao longo do tempo, ganhando maior destaque e maior atenção no mundo contemporâneo. Nunca se cultuou tanto a beleza e a “boa aparência”, nunca se dispôs de tantos cosméticos e de procedimentos estéticos.

Nesta verdadeira revolução pela beleza também se chegou à conclusão que todos os nossos bons e maus hábitos refletem-se na pele do rosto e ao redor dos olhos. As noites mal dormidas, estresse, exposição ao sol, cigarros, ingestão de álcool vão resultando em rugas leves que, com o passar do tempo vão se aprofundando.

Os pés-de-galinha, que aparecem no canto dos olhos e se acentuam com o sorriso e são comuns até em pessoas com menos de 30 anos, surgem por causa da repetição constante dos movimentos faciais, além disso, a flacidez dos músculos do rosto e uma eventual agressividade na limpeza da pele também favorecem o aparecimento das tão indesejáveis ruguinhas.

Neste sentido, as mulheres ainda levam a desvantagem por causa dos hormônios femininos que depois dos 25 anos começam a ter sua produção diminuída, provocando o ressecamento da pele, desencadeando o processo natural de envelhecimento.

As pálpebras também sofrem ainda mais estas consequências porque existem poucas glândulas sebáceas no local e são elas que determinam a formação de uma camada de proteção, composta de água e gordura.

O equilíbrio da saúde e da beleza está intimamente ligado ao tipo de alimento que você ingere. O alimento tem a função de nutrir o corpo e não somente saciar a fome. Talvez um dos caminhos rumo à juventude eterna seria prestar total atenção naquilo que está se consumindo nas refeições / GB Imagem

E ninguém escapa do chamado envelhecimento natural, mas existem maneiras de diminuir e até de retardar os seus efeitos.

Alguns especialistas garantem que, se uma pessoa jamais se expusesse ao sol, as primeiras rugas apareceriam por volta dos 75 anos, mas como isso é praticamente impossível, o sol continuará sendo um dos maiores vilões causadores das famigeradas linhas finas e das manchas.

Nesta luta contra os efeitos negativos dos raios UV temos como aliado o protetor solar e o ácido retinóico (vitamina A ácida ou retinol). Estudos mostraram que essa substância é realmente capaz de acelerar a reprodução celular, aumentar a produção de colágeno e permitir a oxigenação dos tecidos. Mas cuidado, sua pele é única, por isso consulte um dermatologista antes de usar qualquer produto em seu rosto.

Tem ainda a injeção de colágeno que preenche os pés-de-galinha. Este procedimento também deve ser feito em consultório médico. As rugas profundas nas pálpebras ou bolsas de pele só podem ser eliminadas com cirurgia plástica. A blefaroplastia é uma intervenção simples que remove o excesso de pele e sulcos acima e abaixo das pálpebras, com excelentes resultados.

Sempre vale o velho conselho: tem que prevenir as rugas ao redor dos olhos desde muito cedo, porque depois de instaladas tudo fica mais complicado.

Usar sempre um creme específico para a área dos olhos é imprescindível para manter aquela área do rosto hidratada.

Na hora de aplicar, coloque pequenas quantidades em volta dos olhos e dê tapinhas leves até que seja totalmente absorvido pela pele.

O mercado está cheio de produtos que prometem verdadeiros milagres, mas cuidado porque nem sempre o resultado será satisfatório. Assim, procure sempre a orientação de pessoas especializadas no assunto e trate sua pele para que seja saudável. Retarde o envelhecimento do rosto, mas encare os processos da vida de forma natural e otimista. Preserve a autoestima e cultive o bom humor, sempre; faça com que a eterna juventude seja um sentimento e não apenas aparência.

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade