UOL - O melhor conteúdo EMAIL ASSINE O GAZETA

Explorando as belezas da terrinha  


16 de outubro de 2019 l Atualizada em - 16 de outubro de 2019 às 15:35

Rio Douro com destaque para as construções históricas de Porto, cidade na qual se produz o incomparável Vinho do Porto / GB Imagem

Você está em dúvida de onde vai passar suas próximas férias? Gostaria de fazer uma viagem para o exterior mais não sabe falar outra língua e tem medo de viajar por causa disso, então a dica é Portugal, afinal, o idioma, apesar do sotaque, não será nenhum problema.

Portugal é hoje uma nação de crescimento acelerado, que tem conservado através dos séculos o seu maior tesouro, a identidade de um povo hospitaleiro que faz do seu país um porto de simpatia e segurança.

No ano de 1415, os portugueses lançaram-se numa epopeia de viagens que os tornaria os primeiros a percorrer o caminho marítimo para a Índia e foi em uma dessas viagens que o português Pedro Alvarez Cabral deu de cara, no ano de 1500, com as terras brasileiras.

Fátima é um dos maiores centro de peregrinações do mundo, o endereço é a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, onde estão os túmulos dos meninos-pastores, Jacinta e Francisco; e a Capelinha das Aparições / GB Imagem

O País de nossos colonizadores reserva boas surpresas para turistas do mundo inteiro, principalmente para os brasileiros. São inúmeros os locais para se conhecer e recarregar as energias em magnificas e inesquecíveis férias.

Se você gosta de praia o destino é o Algarve. O clima e a temperatura das águas da região são os principais fatores que contribuem para o grande crescimento do turismo por lá. Algumas das mais bonitas e acolhedoras praias do mundo estão no Algarve. Trata-se de um patrimônio natural que está sendo aproveitado de forma sustentada, dando origem a espaços de qualidade aptos a responder a diferentes necessidades. Ao longo de cerca de 200 quilômetros, a costa algarvia divide-se em enseadas, falésias, grutas, praias rochosas e amplos areais. As praias são de diferentes formas e tamanhos, banhadas por águas límpidas, tépidas e tranquilas.

O povo português também é muito religioso. Fátima é um dos maiores centro de peregrinações do mundo, o endereço é a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, onde estão os túmulos dos meninos-pastores, Jacinta e Francisco; e a Capelinha das Aparições.

Lisboa a capital portuguesa atrai turistas quer pela sua História, quer pela sua contemporaneidade, quer pelos seus monumentos. Um dos cartões-postais mais procurados é a Torre de Belém. A cidade também é rica em museus, destacando-se o Museu do Azulejo, entre outros.

Distantes vinte e cinco quilômetros de Lisboa, fica Estoril, praia de renome mundial e importante centro turístico; sendo que um dos pontos mais visitados é a bela igreja de Santo Antônio, construída no Século XVI. Mas, para quem gosta de animação, a vida noturna é muito movimentada tendo o Cassino de Estoril como ponto de referência.

Cascais fica a três quilômetros de Estoril. É uma famosa estância de veraneio onde ocorrem todos os anos, no verão, regatas e campeonatos de ski aquático, tênis e golfe. É ali que fica também um importante conjunto do patrimônio histórico, com famosos museus e belas igrejas centenárias.

Cascais é uma famosa estância de veraneio onde ocorrem todos os anos, no verão, regatas e campeonatos de ski aquático, tênis e golfe / GB Imagem

Já Porto é uma cidade com um lugar de destaque no panorama cultural do País e da Europa. Seu vinho é mundialmente conhecido pelo seu sabor e qualidades únicos.  A Fundação de Serralves e a Casa da Música são dois pontos de visita obrigatória, assim como a Torre dos Clérigos e a Sé.

Um pouco mais à frente, está Braga, uma das mais antigas cidades portuguesas, fundada pelos celtas 300 a.C. Ali, conheça o Museu do Palácio dos Biscainhos.

Seguindo setenta quilômetros depois do Porto, vem Viana do Castelo, situada na foz do Rio Lima. O destaque fica por conta de seu artesanato colorido e a Igreja Matriz, estilo romano-gótico, construída no Século XV.

Lisboa, a capital portuguesa atrai os turistas quer pela sua História, quer pela sua contemporaneidade, quer pelos seus monumentos. Um dos cartões-postais mais procurados é a Torre de Belém. Fica mais linda ainda ao pôr-do-sol / GB Imagem

Considerada a ilha do vinho e do bordado, a Ilha da Madeira é também um dos maiores pontos turísticos mais famosos de Portugal. O lugar começou a ser povoado pelos idos de 1432 – por isso guarda tanta história; sua paisagem exuberante constitui um dos seus maiores atrativos. A economia da ilha gira em torno do turismo, artesanato, flores, frutos tropicais e, claro, o seu renomado vinho. No quesito artesanato, o bordado é famosíssimo e tido como item de luxo e requinte.

A Ilha da Madeira é considerada um paraíso por aqueles que lá passaram. As areias são douradas e contrastam com o azul-turquesa do mar. Além dos irresistíveis mergulhos, tem campos de golfe, hipismo, jeep-safari, passeios de charrete e ainda a casa onde viveu Cristóvão Colombo / GB Imagem

Em Mafra, cidade antiga conquistada dos Mouros no Século XII, conheça o imponente Palácio Convento construído no Século XVII; é o maior edifício religioso português, possui os célebres carrilhões formados por 114 sinos que ao serem tocados são ouvidos a muitos quilômetros de distância.

Não deixe de experimentar o delicioso bacalhau assado à moda de Nafarros, servido nos restaurantes de Sintra, cidade serrana com ruas estreitas e muralhas.

Queluz guarda um pouco da História do Brasil. O Palácio de Queluz exibe uma importante coleção de mobiliário. A Sala do Conselho tem chão de jacarandá da Bahia e o lugar exibe ainda um belíssimo jardim que lembra o de Versalhes da França. E o melhor, a antiga cozinha do palácio foi transformada em restaurante.

Algumas das mais bonitas e acolhedoras praias do mundo estão no Algarve. E é esta região que é considerada um dos pontos turísticos mais importantes de Portugal / GB Imagem

Setúbal tem as mais variadas características naturais e culturais destacando-se a Serra da Arrábida, a praia de Sesimbra, a Baía Natural do Seixal, as salinas de Alcochete e os Moinhos de Maré.

Um banho de história e cultura, com a possibilidade de apreciar belas paisagens e curtir esportes para todos os gostos, assim é a “terrinha” de Portugal.

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade