UOL - O melhor conteúdo EMAIL ASSINE O GAZETA

Expoflora, um misto de flores e cores da cultura holandesa


27 de agosto de 2019 l Atualizada em - 27 de agosto de 2019 às 14:53

Na Mostra de Paisagismo e Decoração da Expoflora, o desafio para os profissionais do setor (paisagistas, arquitetos, decoradores, designers de interiores, agrônomos etc.) é a criação de projetos paisagísticos e de decoração que contemplem sugestões simples para o uso de flores e plantas ornamentais adequadas a cada ambiente / Juliana Lazarini

E vai começar a maior festa das flores da América Latina e tudo isso, aqui mesmo no Brasil! De 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta a domingo, das 9 às 19 horas, acontece a 38ª Expoflora. A cidade de Holambra, no interior de São Paulo, estará toda florida, esperando visitantes dos quatro cantos do país e até de turistas de países vizinhos. Vale a pena passar pelo menos um dia inteirinho e curtir todos os momentos da festa organizada pelos descendentes dos primeiros imigrantes holandeses que se aventuraram em desbravar a terra tupiniquim.

Sustentabilidade é o tema da Mostra de Paisagismo e Decoração da Expoflora 2019. Em um mundo que exige o fim do desperdício e a redução do consumismo, o “ecologicamente correto” poderá ser apreciado na exposição / Juliana Lazarini

A Estância Turística de Holambra fica a pouco mais de duas horas da capital paulista e é conhecida como um pedacinho da Holanda no Brasil. O objetivo principal da Expoflora é o resgate de aspectos culturais e sociais da Comunidade de Holambra, além da divulgação do trabalho desenvolvido pelos filhos dos primeiros imigrantes nas atividades rurais no município.

O carro-chefe da Expoflora é a exposição de arranjos florais que traz como proposta transformar o espaço da Mostra de Paisagismo e Jardinagem em uma residência completa para desafiar os profissionais do setor (paisagistas, arquitetos, designer de interiores, agrônomos etc.) a apresentarem projetos paisagísticos e de decoração que contemplem sugestões simples, adequadas a cada ambiente, para o uso de flores e plantas ornamentais, deixando os ambientes mais confortáveis, alegres e bonitos, em um mundo que exige o fim do desperdício e a redução do consumismo, além da busca pelo ecologicamente correto e, sempre que possível, reaproveitando objetos e materiais. Os arquitetos, paisagistas, decoradores, engenheiros e designers que participam da Mostra de Paisagismo e Decoração da Expoflora 2019 entraram nessa “vibe” e mostram, em seus projetos, como a reutilização pode trazer interessantes resultados – econômicos e pessoais -, além de tornar os ambientes internos e externos de residências, escritórios e empresas bem confortáveis e agradáveis.

O carro-chefe da Expoflora é a exposição de arranjos florais. São flores de todas as cores, qualidades e tamanhos. Tudo para deixar os visitantes encantados com tanta beleza / Juliana Lazarini

Em sua primeira edição, há 38 anos, a Expoflora atraiu mais de 12 mil pessoas em um único final de semana. Com o passar dos anos, o evento se transformou na maior manifestação cultural da imigração holandesa e na maior festa de flores e plantas da América Latina.

Toda comunidade está envolvida, direta ou indiretamente, no evento que projetou nacionalmente a cidade de Holambra e de forma decisiva contribuiu com a elevação do município à categoria de Estância Turística do Estado de São Paulo.

O principal objetivo da Expoflora nos dias de hoje continua sendo a divulgação da Cultura Holandesa nas mais variadas formas, através das danças típicas, da culinária, do artesanato holandês, da música entre outras.

Tulipo e Piet Schoenmaker são os ícones da Expoflora. Piet Schoenmaker é imigrante holandês e chegou ao Brasil em 1959, com 15 anos de idade. Atualmente é responsável por preservar e ensinar os jovens descendentes a arte das danças típicas da Holanda / Divulgação

Inspiradas no desfile de encerramento das atividades diárias do parque da Disney, a Parada das Flores, às 16 horas e a Chuva de Pétala, às 16h30, são duas das atrações mais esperadas e divertidas da Expoflora. Para a realização da Chuva de Pétalas são necessários 150 quilos de rosas, o equivalente a 18 mil flores, aproximadamente, por dia. As pétalas são lançadas ao ar por um equipamento especialmente instalado em uma grande área livre e, nos fins de semana, também em todo o parque por meio de um helicóptero, às 17h30, o que dobra a quantidade diária flores utilizadas. Diz à tradição que quem pegar uma pétala ainda no ar tem o seu desejo realizado.

Não deixe de fazer um passeio turístico pela cidade de Holambra e conheça a história, a arquitetura e os famosos campos de flores dessa cidade que mantém as características de sua colonização holandesa. A visita inclui uma parada no maior Moinho Típico Holandês da América Latina / Caroline Magalhães

Você vai ficar encantado com as diversas espécies de flores e de plantas e terá vontade de levá-las para casa. Por isso tem o Shopping das Flores; são mais de 3.300 m2 para você escolher entre mais de 200 espécies e 2 mil variedades de flores e plantas produzidas em Holambra para decorar e alegrar a sua casa. Claro, por lá tudo é vendido.

Para quem gosta de compras, não deixe de visitar as centenas de stands espalhados pelo recinto do evento. Souvereis holandeses, que você só encontra em Holambra, artesanatos, moda, decoração e produtos exclusivos com a marca Expoflora são opções para presentear e levar um pedacinho da Holambra para sua casa.

A Chuva de Pétalas da Expoflora é realizada diariamente às 16h30. Reza a lenda que quem pegar uma pétala ainda no ar, realizará um sonho / GB Imagem

E claro que a culinária holandesa também é um espetáculo à parte. Não deixe de experimentar a Torta Toffee, recheada de macadâmia. Simplesmente divino! Sem esquecer também da culinária brasileira. Os confeiteiros e chefs holandeses criam sempre novas receitas para atrair os turistas pelo paladar. São inúmeros lanchonetes e restaurantes, que vão desde refeições rápidas à culinária de vários países, além, claro, da já mencionada culinária holandesa.

Tudo isso regado à boa música típica e dança empreendida por vários grupos que todos os anos mostram um pouquinho da cultura holandesa aos brasileiros de todo país.

Durante a festa, cerca de 300 jovens holambreses participam de vários grupos de danças típicas holandesas, os quais se apresentam em pontos da festa, levando música e alegria / GB Imagem

A Expoflora oferece uma excelente infraestrutura aos seus visitantes que inclui posto médico, sanitários limpos e bem montados, fraldários, bebedouros de água fresca, equipes de apoio, áreas de descanso com bancos à sombra das árvores, caixas eletrônicos, praça de alimentação e segurança. Além disso, loja de souvenir, três pavilhões de exposição de produtos, desde artesanatos a produtos industriais e um maravilhoso comércio de flores e plantas perfazendo um total de mais de 2 mil variedades.

Procure já seu agente de viagens e se hospede em Holambra aproveitando mais esta edição da Expoflora.

 

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade