UOL - O melhor conteúdo EMAIL ASSINE O GAZETA

História da E.E. “Humberto Victorazzo” é celebrada em encontro


26 de outubro de 2019 l Atualizada em - 25 de outubro de 2019 às 15:13

Na tarde do último sábado, 19, ocorreu o 3º encontro de ex-funcionários, professores e alunos da E.E. “Prof. Humberto Victorazzo”, a mais antiga escola pública em funcionamento de Araçariguama, foi instalada a partir de 01/02/1963 com a denominação de Grupo Escolar “Prof. Humberto Victorazzo”. Foi transformada em Escola Estadual de 1º grau em 1976 e em 1980 transformada em Escola Estadual de 1º e 2º graus. Atualmente atende os alunos do Ensino Médio.

Por essa longevidade diferentes gerações estudaram no “Humberto” e, muito mais do que aprender as disciplinas do currículo escolar, amadureceram para os desafios da vida, fizeram amizades duradouras, decidiram que profissão seguir, começaram a namorar aqueles que se tornariam seus esposos e esposas. A relação com os professores é outro aspecto importante: muitas lições marcantes em sala de aula impactaram decisivamente na vida de muitos alunos. Certamente a velha escola faz parte da memória afetiva dos araçariguamenses.

Muita coisa mudou, mas os vínculos de amizade verdadeira são difíceis de quebrar. Uma curiosidade foi o fato de o evento ter sido realizado na quadra da escola vizinha ao “Humberto”, a EMEF “Alberto Fernandes de Araújo”, já que antes do processo de municipalização do ensino fundamental, iniciado em 1998, aquela era a antiga quadra do “Humberto”. O local foi decorado com fotos antigas dos eventos e do cotidiano da escola, camisetas com o antigo logotipo da escola foram produzidas especialmente para o encontro que reuniu professores e alunos de todas as épocas.

A organizadora do evento, Ana Paula Souza – Paulinha, que estudou de 1987 à 2000 na escola conta como surgiu a iniciativa: “Quem me ajudou a colocar esse sonho em prática foi a Eliana Maria Scarpa, essa mega professora de matemática, que mora em Sorocaba mas tem um amor incondicional pela escola “Humberto Victorazzo”. Estamos aí firmes e fortes para esse evento acontecer todos os anos, eles merecem muito mais, sem os professores não seríamos nada, eles deveriam estar em um altar. Eu amo todos, era a única escola da cidade, tudo acontecia no “Humberto”, é algo inexplicável”.

Todos os presentes se alegraram em relembrar suas experiências na escola, como o fotógrafo Luiz Gabriel Gomes Júnior – Juninho: “A história de meus amigos e da minha família está aqui, pois foi nossa base de ensino e de convivência. Esses projetos são ótimos para manter nossa amizade e história vivas.”

Paulinha já informou que ano que vem o encontro será no dia 17/10. Quem perdeu esse, já pode se organizar para matar as saudades dos colegas e professores.

A E.E. “Prof. Humberto Victorazzo” está localizada na Rua Aparecida, 2, Centro. Segundo dados do Censo Escolar de 2018, a escola estadual possui cerca de 885 alunos em Ensino Médio e EJA.

Jeferson Corrêa

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade