UOL - O melhor conteúdo EMAIL ASSINE O GAZETA

Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Defesa Civil mapeiam áreas de risco em Araçariguama


2 de dezembro de 2019 l Atualizada em - 2 de dezembro de 2019 às 16:45

Foto: Reprodução/TV TEM

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Defesa Civil estão fazendo um mapeamento das áreas de risco em Araçariguama. O verão começa dia 22 deste mês e as chances de temporais aumentam.

De acordo com o Portal G1, nesta segunda-feira, 2, os órgãos visitaram os bairros mais afastados do Centro em busca de situações de risco relacionadas a inundações e deslizamentos de terra. No Santa Ella foram encontradas várias casas construídas no mesmo nível do Rio Tietê. O portal ainda destacou que no início do ano, o bairro foi atingido pela chuva forte e vários moradores ficaram ilhados.

De acordo com a pesquisadora do IPT Alessandra Corsi, o último levantamento foi feito em 2004 e o documento é importante para ajudar a Defesa Civil a fazer melhorias e atuar na redução de riscos.

A partir dos resultados, o órgão deve fazer ações educativas com os moradores e a retirada preventiva deles do local de acordo com a meteorologia. Segundo Alessandra, algumas pessoas que já haviam sido tiradas das casas retornaram ao bairro, piorando a situação.

A recomendação do IPT é de que os moradores fiquem atentos ao nível do rio e à quantidade de chuvas, não ocupem cômodos das casas situados às margens do rio e, se possível, fiquem em residências de parentes durante períodos de temporais.

Fonte: Portal G1 Sorocaba

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade