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Mais de 300 famílias de baixa renda ainda não se inscreveram para desconto em conta de luz


16 de maio de 2020 l Atualizada em - 15 de maio de 2020 às 14:30

Desde que passou a vigorar a Medida Provisória n° 950, que dá isenção da tarifa de energia – exceto taxas e impostos – entre 1º de abril a 30 de junho aos clientes enquadrados na Tarifa Social e com consumo mensal de até 220kWh, a CPFL Piratininga informou que muitos consumidores de baixa renda, que  podem contar com o desconto na conta neste período de pandemia do novo coronavírus, não se inscreveram.

Por isso, a companhia realizou um levantamento para estimar os possíveis consumidores que teriam direito ao benefício e ainda não são cadastrados na modalidade da Tarifa Social. Em Araçariguama, o número de clientes com potencial é de 823 e somente 490 se inscreveram.

Por meio de cruzamento de dados internos com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, a CPFL Piratininga observou que o número de beneficiados pode aumentar se todos os que se enquadram nos requisitos se inscreverem e forem aprovados na categoria Tarifa Social.

Região

Atualmente, na região de Sorocaba, a distribuidora tem 28.355 clientes já aptos à isenção do pagamento de 100% da conta de energia para consumos mensais até 220kWh, entre abril e junho de 2020. O levantamento revelou que outros 30.671 clientes poderiam se encaixar na mesma prerrogativa e obter, por meio do benefício, um alívio nas contas neste momento e garantir descontos graduais depois.

Entre as cidades da região que são atendidos pela CPFL Piratininga, Sorocaba lidera o ranking com 10.083 clientes em potencial. Na segunda posição, Itu tem 4.013 consumidores em condições, enquanto Votorantim fica no terceiro lugar com 1.956 unidades consumidoras elencadas.

São Roque tem 1.590 clientes em potencial, e segundo a CPFL, somente 1.264 se inscreveram; Em Mairinque, de um total de 1.182, 834 clientes se inscreveram; e no município de Alumínio, apenas 275 já se cadastraram de um total 396 clientes em potencial.

Tarifa Social

Para ser enquadrado na categoria como consumidor de baixa renda, o cliente precisa ter ganhos mensais per capita de, no máximo, meio salário mínimo e atender a pelo menos uma das condições listadas: NIS (cadastrado no Programa Bolsa Família) ou NB (cadastrado no BPC); Programa Bolsa Família (neste caso, informar o NIS – Número de Identificação Social); BPC (Benefício de Prestação Continuada) – neste caso, informar o NB (Número do Benefício); família inscrita no “Cadastro Único” para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional ou; quem receba o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos Art. 20 e 21 da Lei nº. 8742, de 7 de dezembro de 1993; família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;

Caso a pessoa se enquadre nos requisitos, deverá também se cadastrar junto à distribuidora, por meio dos canais digitais, pelo site http://www.cpfl.com.br/baixarenda ou pelo aplicativo “CPFL Energia”. Basta informar os documentos e comprovantes solicitados. Caso a pessoa com o benefício da Tarifa Social não seja o titular da instalação, é importante que ela faça o pedido sempre identificando o código do cliente (presente na conta de energia) do local onde mora, para que a CPFL possa conceder o benefício de forma adequada.

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