UOL - O melhor conteúdo EMAIL ASSINE O GAZETA

Meio Ambiente, preocupação constante da DITIN e busca da certificação ISO 14001


8 de julho de 2019 l Atualizada em - 8 de julho de 2019 às 15:28

Uma boa notícia para os moradores do bairro Terra Baixa no município de Araçariguama é a ampliação da ETE-R da DITIN INDUSTRIA TÊXTIL LTDA, localizada na Av. Nicolau Ferreira de Souza, 1015/1021. A empresa instalou-se neste endereço no ano de 1986, quando não havia bairros formados em seu entorno, mas apenas raras residências de funcionários da mesma. Com a emancipação do município, os bairros foram crescendo, bem como a infraestrutura local, com a presença de edificações fora das limítrofes legais, em ambas margens do Ribeirão Araçariguama e seus afluentes, com lançamentos de dejetos domésticos e esgotos não tratados diretamente nos meios hídricos naturais, citados. Sempre focada no seu objetivo social, na qualidade de vida dos moradores, seus colaboradores diretos e indiretos, bem como na qualidade final de seus produtos em conformidade com as normas ISO 9001 e ISO 140001 a empresa vem investido em melhorias do tratamento dos efluentes gerados, quer líquidos ou gasosos, buscando atingir tais objetivos e metas. Assim como atuou em área de APP através da recuperação ambiental e reflorestamento de árvores nativas nas margens do Ribeirão Araçariguama, no terreno de sua propriedade.

Área de Proteção Permanente – APP, mantida pela DITIN.

No período de 2016 a Janeiro de 2019 a empresa fez investimentos com recursos próprios da ordem de R$ 2.114.287,98 em novos equipamentos e tecnologias para atender a legislação vigente e normas da CETESB, quanto a qualidade dos mesmos. Essas medidas possibilitaram a obtenção das licenças de ampliação, dos sistemas de tratamentos, além da Renovação da Licença de Operação da empresa no local até 2023.

Na busca de melhorias para o meio ambiente a empresa vem buscando tecnologias pelo mundo e a única que atende a demanda da empresa foi encontrada na China, visando o tratamento de seu efluente gasoso, sendo que tal equipamento será o primeiro a ser instalado no Brasil, desta forma até 2020 a empresa investirá mais R$ 631.855,21.

Destacando ainda que, muito embora os laudos recentes de monitoramentos; feito pela empresa e apresentados para os órgãos fiscalizadores, encontrarem dentro dos padrões internacionais, a empresa visa estas melhorias, para atender o objetivo de obtenção das certificações citadas, o que possibilitará a entrada da empresa no mercado do Mercosul, portanto exportações, e ampliação do seu quadro de colaboradores, que apesar das várias crises econômicas que o pais enfrenta, vem sendo mantidos no total de 250 colaboradores diretos e 1240 indiretos.

FONTE: DITIN

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade