EMAIL ASSINE O GAZETA

México é um país multicultural


4 de fevereiro de 2020 l Atualizada em - 4 de fevereiro de 2020 às 12:02

Acordar cedo e ver o nascer do sol em Los Cabos, não tem preço. O local é o escolhido pelos chiques e famosos quando querem sossego. Além do sol e do mar que formam uma paisagem de tirar o fôlego, os hotéis e resorts oferecem luxo e conforto como em poucos lugares do mundo / GB Imagem

O México é um país de múltiplas faces cujo povo é cordial e alegre. E é muito mais do que simplesmente Cancun; o México também tem a sua Los Angeles, com resorts luxuosos e restaurantes muito chiques e requintados. Estamos falando de San José Del Cabo e Cabo San Lucas. As duas cidades são conhecidas pelo codinome “Los Cabos”, juntas compõem a parte sul da Península da Baja California, cuja fronteira é os Estados Unidos.

A maior atração é uma faixa de praias cujas areias são branquíssimas e os frequentadores são exclusivos, uma vez que quase ninguém sabe da existência dos maravilhosos resorts na região, cujo acesso é restrito aos muito ricos e famosos e privacidade tem que ser garantida. O conforto e suntuosidade andam juntos por ali, tudo sob um sol que parece sempre estar na temperatura certa; os restaurantes são chiques o nos cardápios têm sempre o melhor da cozinha internacional mesclado com os sabores da comida mexicana.

E falando do México, outras opções de passeio vão desde as cordilheiras que seguem o curso do mar até incríveis selvas e praias tropicais a maravilhosos vulcões nevados.

As pirâmides astecas contrastam com as modernas estruturas da paisagem urbana, e as ruínas maias embelezam o Caribe mexicano. Explorar tesouros arqueológicos, percorrer cidades coloniais ou simplesmente desfrutar das maravilhosas praias mexicanas são apenas algumas das opções de lazer.

Mais de três milhões de pessoas de origem maia habitam o México. Sua cultura e suas tradições seguem vivas até hoje. Tudo é muito festivo, com uma média de 6 mil comemorações por ano. São eventos curiosos, geralmente regados à música e danças que mostram a cultura local.

No México, cada praia tem seu próprio encanto, afinal são quase nove mil quilômetros de litoral: águas de cor turquesa no Caribe Mexicano, ondas ideais para a prática de surfe no Pacífico e uma mistura de deserto e praia na costa do Mar Cortes.

A Costa do Pacífico, rodeada de palmeiras, oferece praias com ares mais selvagens e tranquilos. Huatulco abriga nove baías e fica afastado, a poucas horas da capital do Estado de Oaxaca. Suas praias têm acesso pelo mar. A mais conhecida é a Baía de San Agustin, com águas tranquilas, próprias para a prática de vela, mas é na beira de Tangloyunda que se concentram os hotéis de luxo.

Puerto Escondido, conhecido pela formação de ondas perfeitas, se transformou em reduto de surfistas do mundo inteiro. A vegetação exuberante conserva um ar selvagem.

Acapulco é o centro festivo do México e já serviu de cenário para muitos filmes de Hollywood. O destaque fica por conta de sua agitada vida noturna / GB Imagem

Já Acapulco oferece todos os tipos de atividades características das grandes metrópoles, é o centro turístico do Pacífico Mexicano, além das praias, bons restaurantes e danceterias. A Praia de Caleta, com seu aquário, é muito popular. Dali saem excursões para a Ilha de Roqueta, onde se encontra o único zoológico do mundo situado numa ilha.

Em direção ao norte de Acapulco está Ixtapa, com belas praias e modernos hotéis e do outro lado da colina está Zihuatanejo, preciosa aldeia de pescadores que erradia a magia do México tradicional. Mais ao norte, Manzanillo é um lugar íntimo, onde se pode curtir as praias e depois disputar uma partida de golfe no Clube “Mantarraya”.

Em Puerto Vallarta, varandas decoradas com flores e ruas de pedras se misturam com os centros de jazz e os hotéis de luxo. Mazatlan, que celebra o Carnaval na primavera, mistura encanto colonial com agitadas danceterias. Ao norte da península encontra-se Loreto, que combina o mar e o deserto.

O litoral do México ainda oferece mais. O Caribe Mexicano pertence a um mundo totalmente diferente, com os hotéis mais luxuosos do mundo. Lá fica a maior ilha do país, Cozumel, próxima a Cancún. Com o segundo maior recife de coral do mundo, é ideal para a prática de mergulho e também para qualquer outra modalidade de esporte aquático. Nesta ilha também podem ser vistas zonas arqueológicas, um jardim botânico, o Museu de Cozumel e a espetacular Lagoa de Chankana, cujas águas provem do mar, vindas de túneis submarinos.

A cultura do México é marcante, desde as elevadas regiões centrais até as costas do Pacífico e a Península de Yucatán. A maioria de seus templos se mantém de pé.

O suntuoso Palácio Belas Artes é o principal teatro de ópera da Cidade do México. O edifício é famoso pela sua arquitetura exterior, em estilo Beaux Arts utilizando mármore branco de Carrara, e pelos seus murais interiores / GB Imagem

No coração do país se encontra a Cidade do México, antiga capital do império asteca. Por lá não deixe de apreciar o suntuoso Palácio Belas Artes, principal teatro de ópera da Cidade do México. O edifício é famoso pela sua arquitetura exterior, em estilo Beaux Arts utilizando mármore branco de Carrara, e pelos seus murais interiores. Ao sul da cidade, em Xochimilco, continuam cultivando jardins flutuantes, herança daqueles tempos. No centro da cidade, se pode ver os vestígios do “Templo Maior”, mais ao norte, a “Plaza de Las Tres Culturas”, onde se estabeleceu um dos mais importantes mercados astecas.

Isto é somente uma pequena parte deste vasto país, digno de ser visto. Para conhecê-lo é necessário passaporte com visto de turista.

No México há hotéis de todos os tipos, tamanhos e preços. Para quem quer reviver a época mais romântica do país, pode ficar em uma das fazendas ou num dos belos conventos que foram transformados em hotéis.

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade