UOL - O melhor conteúdo EMAIL ASSINE O GAZETA

O método de depilação que usa cera quente é um dos mais eficazes


28 de janeiro de 2020 l Atualizada em - 28 de janeiro de 2020 às 10:29

Às vezes a cera quente pode assustar, mas é a mais eficiente porque relaxa a pele enquanto dilata os poros e assim facilita a retirada dos pelos sem causar muita dor / GB Imagem

Os pelos existem para proteção, principalmente os pelos que existem próximo aos orifícios existentes em nosso corpo. No entanto, os pelos incomodam e comprometem a aparência principalmente nesta época do ano, na qual o corpo fica mais exposto.

Já faz tempo que as mulheres aderiram à depilação e no rastro delas vieram os homens, que viraram clientes assíduos dos salões de estética e buscam esse tipo de procedimento.

Um dos métodos mais populares é a depilação à cera e especialistas no assunto explicam que escolher a cera certa faz a diferença. A reclamação mais frequente é que depilar dói, já que com a cera os pelos são arrancados inteiros e pela raiz. No entanto, algumas dicas prometem aliviar isso.

A cera quente relaxa a pele enquanto dilata os poros e isso facilita a retirada do pelo e causa menos dor. Já a cera fria pode causar quebra e encravamento dos pelos e isso provoca um grande incomodo.

É preciso que o pelo esteja no tamanho certo. Se for longo demais, a dor poderá ser intensa e, se estiver muito curto, serão necessários mais puxões com a cera e isso também será desconfortável. O ideal é fazer a depilação uma vez por mês. Tomar um banho quente antes da depilação também ajuda a dilatar os poros.

É sempre bom esfoliar a pele um dia antes da depilação porque os pelos menores ficam escondidos sob a camada da pele e dificultam o processo. Beba bastante água e evite bebidas que tenham cafeína, tais como energéticos, café, refrigerante e chá verde. É que a cafeína aumenta os impulsos nervosos na pele e isso faz com que a dor fique mais intensa. Após a depilação, opte por roupas confortáveis, frescas e soltinhas.

Também existem alguns mitos e verdades acerca da depilação com cera quente. Nada como a informação para você usufruir dos benefícios deste método.

Uma das perguntas mais frequentes é se depilar o buço com cera quente causa flacidez. Os especialistas explicam que a flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e também pela exposição excessiva ao sol, consumo de álcool, cigarro e alimentação incorreta. A cera é aplicada na primeira camada e, assim, não penetra na pele. Também é verdade que a depilação não causa espinhas na pele. Pode ser que apareçam algumas bolinhas vermelhas na região depilada e o nome disso é foliculite e é provocada pelo entupimento do poro após a depilação. Isso pode ser evitado higienizando bem a pele. As pessoas que são alérgicas à depilação devem consultar o dermatologista antes do procedimento.

É importante que se evite a aplicação de desodorante com álcool logo após a depilação porque o uso pode desencadear uma reação alérgica na pele.

A pele deve ser bem higienizada antes e depois da depilação. Assim como o profissional que aplicar o método de depilação com cera deverá usar luvas. A correta higienização evitará a foliculite / GB Imagem

Outra dúvida comum é quanto à depilação com cera romper vasos e causar varizes. Como já explicado anteriormente, a cera é aplicada na primeira cada da pele e por isso não atinge veias e microvasos que ficam localizados em uma área bem mais aprofundada.

Se a pessoa não seguir as recomendações do profissional, a pele pode ficar manchada após o procedimento.  Após a depilação a pele fica mais sensível, pois perde parte da sua proteção natural durante a retirada dos pelos. Por este motivo, em áreas com mais exposição como o rosto, por exemplo, é necessário evitar os raios solares pelo menos dois dias depois da depilação e abusar do protetor solar.

Uma regra geral é cuidar da pele sempre. Manter a hidratação em dia, não somente usando cremes específicos, mas também cuidando da alimentação e ingerindo água e líquidos para que o corpo fique hidratado e o resultado vai se refletir na saúde da pele. Atenção extra deve ser data logo após a depilação sendo recomendado uso de cosméticos específicos para depois de depilar a pele a fim de evitar o aparecimento das famigeradas “bolinhas vermelhas”.

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade