UOL - O melhor conteúdo EMAIL ASSINE O GAZETA

O óleo de argan continua imbatível


8 de outubro de 2019 l Atualizada em - 8 de outubro de 2019 às 11:25

O óleo de argan é extraído das nozes de uma planta chamada Argania spinosa, encontrada no Marrocos. O processo de extração do óleo é artesanal e único no mundo / GB Imagem

O óleo de argan não é exatamente uma novidade no mercado dos cosméticos, mas nos últimos tempos ganhou popularidade e o poderoso ingrediente passou a fazer parte da produção de vários cosméticos para os cabelos, embora ele seja bom para a pele também.

O óleo de argan é extraído das nozes de uma planta chamada Argania spinosa que é encontrada no Marrocos. As marroquinas utilizam o ingrediente há milhares de anos para tratamento dos cabelos. A planta tão especial é encontrada somente no Marrocos, por isso o óleo de argan verdadeiro e puro é caro para o resto do mundo. Vale dizer que, de repente, todo e qualquer óleo amarelinho virou “óleo de argan”, é preciso tomar cuidado com a picaretagem.

Também chamado de “ouro líquido”, o óleo de argan vem conquistando cada vez mais adeptas e adeptos. A fama do poderoso ingrediente vem de sua capacidade de regenerar, hidratar, diminuir o frizz, dar brilho e maciez às madeixas quase que instantaneamente após o uso.

Este poderoso óleo é mesmo um “coringa”. Contam os especialistas que podem ser misturadas algumas gotinhas na tintura antes da aplicação, diminuindo qualquer risco de agressão química e ainda dando maior poder de coloração à tinta.

O óleo de argan também pode ser usado em casa, no dia a dia. A recomendação é que os cabelos sejam lavados e condicionados como de costume, depois, aplicar algumas gotas nos fios úmidos e deixar que sequem normalmente. O óleo também pode ser misturado à máscara de tratamento e pode ser usado como protetor térmico, antes da escova ou chapinha. Mas atenção, os especialistas ensinam que não se deve aplicar óleo de argan puro nos cabelos e depois fazer escova ou chapinha. Sempre que usar gotas de óleo puro, deixar os cabelos secarem naturalmente. Lembre-se que se a intenção é aplicar calor nos fios, o óleo deve ser misturado ao creme que se usa habitualmente para pentear os fios.

Ótimo para os cuidados com os cabelos, o óleo de argan é ideal para hidratar e restaurar as pontas dos fios. E ainda existem os xampus e condicionadores que tem o óleo de argan em sua formulação que potencializa os efeitos de regeneração / GB Imagem

Um dos queridinhos dos salões e que você pode ter também em casa são os spray de brilho, formulados com óleo de argan. Demais! Finaliza o penteado deixando um brilho que ganha à atenção do mundo inteiro.

O bom é que ele pode ser usado em qualquer tipo de cabelo e produz tantos efeitos positivos porque é rico em ácidos graxos e Vitamina E.

Lembrando que além do óleo propriamente dito, o argan está disponível em xampus, condicionadores, máscaras e cremes leave-in. A mais famosa e badalada é a linha da MoroccanOil, mas também tem a Elvive da L´Oreal, Dove Nutrição, Kérastase, Redken, Embellezze, VitaDerm, entre outros. Enfim, existem opções para todos os bolsos, mas cuidados com as falsificações no mercado informal e mesmo na Internet. Adquira o produto em estabelecimentos confiáveis, lembrando que algumas linhas estão disponíveis nos supermercados e lojas de cosméticos, outras somente em revendedor autorizado.

E o óleo de argan na pele? A notícia que se tem é que oferece hidratação e permite que a pele absorva melhor outros tratamentos cosméticos; também tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes.

E mais, o óleo de argan tem um nutriente chamado esqualeno, um agente altamente emoliente e umectante usado nas formulações cosméticas.

Assim, parece que vale a pena investir no poderoso óleo dourado. Desde que seja o verdadeiro do Marrocos.

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade