UOL - O melhor conteúdo EMAIL ASSINE O GAZETA

Receita da Semana: Batata Assada


22 de outubro de 2019 l Atualizada em - 22 de outubro de 2019 às 16:19

A batata assada com casca é uma delícia e pode servir como prato único. E pode ser servida com vários recheios / GB Imagem

Escolha batatas grandes e bem bonitas e lave-as com uma escovinha, enxágue bem para tirar qualquer vestígio de terra. Faça isso com cuidado para não ferir a casca.

Enxugue bem as batatas e embrulhe no papel alumínio. Leve ao forno preaquecido por cerca de uma hora e meia, até que os dentes do garfo penetrem facilmente na polpa. Está pronta. Basta acrescentar o recheio de sua preferência. Veja algumas dicas:

Recheio de frango

Ingredientes: 1 colher  (sopa) de manteiga; 1 dente de alho amassado; 200 gramas  de peito de frango picado; sal a gosto; 1 copo de requeijão cremoso; 1 colher (sopa) de suco de limão; 2 colheres (sopa) de manjericão picados. Preparo: Num recipiente, leve a manteiga ao micro-ondas em potência alta por meio minuto. Junte o alho e o frango. Volte ao micro-ondas, em potência alta, por seis minutos, mexendo na metade do tempo. Tempere com o sal a gosto. Misture o requeijão e o suco de limão formando um creme espesso. Junte o frango refogado e o manjericão. Misture bem e recheie as batatas.

Recheio de Bacon

Ingredientes: 16 fatias de bacon picadas; 4 colheres (sopa) de cebola picada; 1 copo de requeijão cremoso; 2 colheres (sopa) de orégano; 2 pitadas de pimenta-do-reino. Preparo: Numa frigideira sem gordura nenhuma ponha o bacon e leve ao fogo brando até dourar ligeiramente. Junte a cebola e deixe dourar bem sem torrar. Adicione o requeijão e os demais condimentos. Misture bem. Sirva sobre as batatas assadas, já cortadas ao meio.

Recheio de Pasta de Gorgonzola

Ingredientes: 150 gramas de queijo tipo gorgonzola; 200 gramas de creme de leite azedo; 200 gramas de creme de leite fresco (ou 1 xícara de creme de leite em lata); 1 colher (sopa) de suco de limão; 1 pitada de pimenta-do-reino; 1/2 xícara de azeitonas pretas. Numa tigela, misture o queijo com o creme de leite azedo. Preparo: Bata o creme de leite fresco até ficar firme, em ponto de chantilly e acrescente delicadamente o queijo misturado com o creme de leite azedo. Tempere com o suco de limão e a pimenta. Recheie as batatas, decore com as azeitonas e sirva a seguir. Dica: Para azedar o creme de leite, fresco ou enlatado, junte 1 colher (sopa) de suco de limão para cada xícara de creme. Esta pasta também serve como acompanhamento de torradinhas ou sanduíches.

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade