UOL - O melhor conteúdo EMAIL ASSINE O GAZETA

Receita da Semana: Croissant


8 de outubro de 2019 l Atualizada em - 8 de outubro de 2019 às 11:20

Croissant é um clássico na mesa brasileira. Muito saboroso, pode ser servido com vários acompanhamentos, tanto doces como salgados / GB Imagem

Ingredientes: Massa folhada; açúcar; ovo.

Preparo: Estenda a massa sobre mármore polvilhado com açúcar, com rolo, numa espessura grossa. Polvilhe a superfície com açúcar e corte em triângulos. Estique ligeiramente uma das pontas. Enrole o croissant, começando pelo lado maior. Dê um formato ligeiramente curvado ao rolinho de massa. Coloque numa assadeira e pincele com ovo batido. Deixe descansar durante meia hora em lugar morno. Leve ao forno preaquecido durante aproximadamente 15 minutos ou até que fique dourado.

Massa Folhada Simples

Ingredientes: 300 gramas de farinha de trigo; 1 pitada de sal; água; 300 gramas de manteiga em temperatura ambiente.

Preparo: Coloque a farinha sobre a mesa, junte o sal e a água, na quantidade suficiente para obter uma massa consistente e elástica. Deixe descansar durante 15 minutos. Estenda a massa com o rolo sobre mesa enfarinhada, formando um quadrado de 20 cm de lado. Coloque a manteiga, no centro e dobre as quatro pontas da massa, de modo que fique dentro. Passe o rolo para amassar ligeiramente a manteiga e deixe descansar durante 15 minutos, em lugar fresco. Estenda a massa com o rolo formando um retângulo de 50 cm x 20 cm de lado e dobre as extremidades para o centro, obtendo assim um quadrado. Deixe descansar por mais 15 minutos. Torne a estender a massa e dobre as pontas de maneira que os lados mais estreitos de transformem nos mais largos. Repita a operação seis vezes, sempre deixando a massa descansar 15 minutos, entre uma e outra volta. Terminada as operações, a massa está pronta para ser utilizada. Deve ser assada em forno bem quente, para que fique leve e folhada. Com Massa Folhada pode-se preparar tortas doces e salgadas, pasteizinhos e pãezinhos, como o Croissant.

Dica: A Massa Folhada pode ser preparada em casa e também é encontrada pronta em supermercados. Procure no balcão de congelados. Siga as instruções da embalagem quanto ao descongelamento e prepare as receitas de sua preferência.

Publicidade

Comentar reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade